A prevenção ao câncer de mama continua em pauta

O Outubro Rosa é um movimento internacional, que vem ocorrendo desde o início da década de 90, em favor da conscientização para o controle do câncer de mama e câncer de colo do útero. Todos os anos, em outubro, a pauta é retomada. Assim, cada vez mais, campanhas são realizadas. E apesar de ser um assunto já bastante trabalhado na sociedade, continua merecendo a nossa atenção devido à sua importância.

As estatísticas são revisadas anualmente, nos mostrando que é comum o crescente número de casos de câncer de mama, principalmente no Brasil. Se faz necessário, assim, reforçar a ideia de que autocuidado é essencial para a nossa saúde. Adotar hábitos saudáveis como se alimentar bem, fazer atividades físicas, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo faz toda a diferença.

Esse quadro estatístico pode melhorar à medida que nos cuidamos diariamente, mas não exclui também o cuidado periódico dos exames preventivos. Conhecer e observar o corpo é um passo fundamental para estar atento a qualquer alteração fora do comum. Este alerta é para homens e mulheres, pois o câncer de mama não é alvo exclusivo ao público feminino. Por isso, olhe, apalpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas.

A prevenção continua sendo o melhor remédio no combate ao câncer de mama. Faça exames de rotina, encaixe esse cuidado na sua agenda. Continue se informando e se prevenindo e incentivando o cuidado dos seus, pois isso faz parte de um ciclo de amor. 

Sejamos influenciadores de bons hábitos. Cuide de você e de quem você ama.