Energia fotovoltaica é um bom investimento?

Em tempos de conta de luz nas alturas bate aquela vontade de procurar alternativas, né? Então confere a nossa dica de hoje: energia fotovoltaica. 

A geração de energia solar fotovoltaica acontece por meio das famosas placas solares. Ao contrário das placas de aquecimento de água, os painéis solares fotovoltaicos geram energia elétrica por meio das células fotovoltaicas, dispositivos que captam a luz solar e convertem em energia elétrica, feitas geralmente de silício. Hoje, um sistema residencial de painéis fotovoltaicos custa a partir de R$23 mil, incluindo equipamentos, projeto e mão de obra para instalação feita por uma empresa competente. Esse valor é muito mais barato do que o registrado há alguns anos atrás. Além disso, atualmente existem inúmeras linhas de financiamento para a aquisição deste material. 

Entre as vantagens dessa alternativa está uma energia limpa, sem emissão de gases poluentes, baixo custo de manutenção, vida útil longa chegando tranquilamente a 25 anos de uso, além de ocupar pouco espaço. Entre as desvantagens estão o alto investimento inicial, dias chuvosos e nublados que afetam a produção de energia. Porém, no geral, é uma ótima opção, tanto financeiramente, uma vez que esse custo vai sendo retornado em longo prazo, quanto ecologicamente, tanto para o Brasil quanto para o mundo. 

Por isso, na hora de buscar alternativas, nossa sugestão é fazer orçamento com mais de uma empresa, esclarecer dúvidas e trocar ideia com outras pessoas que inclusive já usam esse sistema. Afinal, é um investimento inicial alto, então é importante compreender todas as faces, não é mesmo?

Mas se nessa busca bater aquela vontade de trocar de imóvel, conte com a Justo! Temos excelente imóveis residências e comerciais, alguns já com essa alternativa sustentável, para realizar seus sonhos. Nos chame no WhatsApp e vamos conversar 51 99190-1165