Imóvel financiado pode ser vendido?

Seu imóvel é financiado, mas chega aquele momento de respirar novos ares e você deseja vendê-lo. Bate aquela dúvida da viabilidade desse negócio? Então confere com a gente.

 

Existem maneiras para a quitação deste financiamento e efetivação da negociação de compra/venda do imóvel em questão, independentemente da forma de quitação proposta pelo novo comprador. Quando um imóvel é financiado, ele recebe um ônus real, conhecido também como alienação fiduciária, cujo credor é o banco financiador. Em outras palavras, isto significa que o imóvel não fica em nome do comprador, mas da instituição financeira que proporcionou o financiamento.

 

E como sabemos, um imóvel só pode ser vendido por aquele que detém o seu direito de propriedade. Então, como proceder em caso de venda de um imóvel financiado? Pode ser elaborado um contrato de financiamento bancário para o novo comprador, que assumirá a dívida com o banco, ou ele poderá quitar o saldo devedor integral, tudo com intermediação do financiador.

 

No caso de pagamento à vista, ou mesmo parcelado sem financiamento bancário, e quitado diretamente com o vendedor, será necessário que ele próprio quite o saldo devedor com o banco primeiro, para depois efetivar o negócio de fato. Para tanto, o vendedor deverá entrar em contato com o banco, que vai averiguar os valores corrigidos do saldo devedor e emitir um boleto com o valor apurado para quitação. O vendedor, então, quitará o boleto com o valor recebido pelo comprador. Após o pagamento, a instituição financeira emite uma carta declarando que o imóvel se encontra integralmente quitado, livre de quaisquer ônus e débitos.

 

Essa carta ou declaração deverá ser averbada no Cartório de Imóveis competente, para liberação do gravame da alienação fiduciária na matrícula do imóvel. Liberados os gravames da matrícula, o vendedor terá o direito pleno de propriedade sobre o imóvel, de modo que poderá ser lavrada e registrada uma nova Escritura Pública de Compra e Venda, transação em que o vendedor transferirá o imóvel quitado ao comprador.

 

Parece confuso, mas estamos aqui para te ajudar! Venha conversar conosco para entender melhor na prática sobre este trâmite. Estamos aqui para te ajudar a comprar, locar e vender melhor imóveis. Vem pra Justo!