Para se divertir em casa

Estamos passando por uma situação inédita nos últimos tempos, em que a nossa casa deixou de ser apenas o lar, mas passou também para ambiente de trabalho, escola, academia e lazer. Não é fácil reorganizar tudo do dia para a noite, seja a estrutura dos ambiente ou os horários da família. 
Se para os adultos é difícil  lidar com essas mudanças, imagine as crianças que não podem sair de casa e tampouco brincar os amiguinhos? Por isso, separamos algumas atividades especiais para te ajudar a distrair os pequenos. 
Muitas delas podem ser feitas em família, mas algumas também são individuais, ajudando na rotina de modo que todos da casa tenham seus próprios compromissos e momentos de entretenimento.
 

Pintando o sete

 
A Faber-Castell, motivada pela recomendação de ficar em casa, liberou em seu site diversos cursos online gratuitos, de níveis básico, intermediário e avançado. As opções incluem desenho, dicas de criatividade, aquarela, lettering, entre outros. Para participar basta acessar o site (clique aqui) deles, verificar as opções disponíveis e se matricular.
 


Circuitos

 
Outra opção muito vista na internet nesses últimos dias são os circuitos caseiros. Isso exige basicamente criatividade, e é uma das atividades em que é possível gastar mais energia.
 
Com sucatas (garrafa vazias, potes, tampas, etc), almofadas e cadeiras é possível construir pequenas gincanas para fazer repetidas vezes ou por medida de tempo, para àqueles que preferem a competição.
 
 

MasterChefinho

 
Que tal instigar seu filho na cozinha? Há várias receitas super fáceis para os pequenos que gostam das atividades que envolvem "mão na massa". Opções como gelatina e brigadeiro de panela são super simples de serem executadas, garantem diversão e ainda proporcionam delícias para toda família.
 
 

Piquenique 

 
Para os lanches ficarem ainda mais divertidos o piquenique é uma ótima opção. Basta uma toalha, canga ou esteira para colocar no chão e preparar ali uma refeição super alegre e colorida. Essa opção também ajuda a incentivar a galerinha a comer mais frutas, afinal, quanto mais colorida ficar a "mesa", melhor. Se você não tiver espaço externo não tem problema! Essa é a hora de usar a criatividade, arrede o sofá, a mesa, e monte no chão na sala.
 
 

Organização também é diversão

 
Sabe aquela caixa de brinquedos que está há tempo para ser organizada? Ou aquela pilha de livros que precisa ser arrumada? Que tal transformar esse momento numa grande brincadeira e contar com a ajuda dos pequenos? 
 
Também dá para aproveitar e tirar algumas coisas para doação, afinal, estamos mesmo num momento de solidariedade coletiva.
 
 

Hora da Leitura

 
Outra atividade bacana para incentivar o aprendizado é a leitura coletiva. Dá para fazer rodas de leitura, em que cada um lê um pouco, ou mesmo uma roda para contar histórias já lidas, tanto pelos adultos quanto pelas crianças.
 
 
Manter uma rotina organizada ajuda nas tarefas diárias e ainda estimula os pequenos a participarem aproveitando esses momentos como recreação. Assim como os adultos, muitas crianças têm mantido uma rotina de atividades curriculares em casa, então essas atividades extras podem valer como incentivo e recreação após as tarefas obrigatórias do dia.
Aos poucos vamos descobrindo como nosso lar pode ser ainda mais gostoso do que a gente imagina! Mas se nesse processo descobrir que precisa de mais espaço, conte com a Justo para encontrar um novo lar perfeito!