Preparando-se para o inverno

Aos pouquinhos os dias ficam mais curtos, as cores mudam, o frio vem chegando devagarzinho, é tempo de inverno! Hora de tirar roupas mais quentes do armário, lavar, separar o que você vai usar e doar o que ficou parado! 

Tire edredons e mantas e faça o mesmo processo de lavar e separar o que será doado e o que fica. É hora de tirar tapetes e vestir a casa, criando mais aconchego! Invista em almofadas para decorar e encher sua cama e seu sofá. Se for possível deixe mantinhas perto do sofá também, separe utensílios domésticos como taças e sopeiras e deixe mais à mão.

Se você possui lareira em casa é hora deixar o estoque de lenha pronto, ou tirar do armário a lareira ecológica e aquecedores, refazer estoque de álcool e organizar seu ambiente para receber a lareira. Lembre que aquecedores tiram a umidade do ambiente, então é importante deixar uma bacia de água próximo ou manter uma janela ou porta aberta para o ar circular.

Outra dica é higienizar os travesseiros com frequência, pois são grandes acumuladores de ácaro, poeira e suor. Se você possui secadora e seu travesseiro for compatível, faça a higienização na máquina, utilizando o ciclo conforme indicado pelo fabricante. Outra opção é colocar os travesseiros para pegar um ar natural com cuidados! Se ficarem expostos ao sol, precisam estar cobertos com fronhas para evitar o aquecimento exagerado no seu interior e gerar mais propagação de ácaros, fungos e bactérias.

Além de seu lar, cuide de sua saúde também! Lembre que embora os dias frios tragam junto aquela preguicinha, é importante seguir a rotina de atividades físicas, beber bastante água, consumir frutas e incrementar sua alimentação com fibras e oleaginosas como castanhas, amêndoas e nozes.